06/24/2026 | Press release | Distributed by Public on 06/24/2026 06:53
A Eletronuclear realiza um Exercício Simulado de Incêndio (ESI) a partir das 10h desta quinta-feira, dia 25, na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). O exercício simulado vai envolver a brigada de incêndio da empresa e o Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). A estratégia é simular um incêndio com vítimas na área controlada da usina Angra 2. Devido à atividade, é possível que haja movimentações incomuns de viaturas próximo à área da central, o que não deve preocupar a população.
Carlos Elysio Alhanati, da Diretoria de Operação (DO), explicou que embora as simulações de incêndio sejam realizadas regularmente duas vezes ao ano, desta vez a intenção foi tornar o exercício mais complexo. "Esses exercícios promovem uma integração entre as forças de combate a incêndio da Eletronuclear e dos bombeiros militares do estado do Rio de Janeiro e dessa vez estamos aumentando a complexidade da simulação onde foi incluída a componente radiológica. Esse cenário exige o emprego de técnicas específicas e permite que eles conheçam melhor as peculiaridades da central nuclear. Por nossa vez, também ganhamos um valioso aprendizado com a expertise dos bombeiros militares ", comentou Alhanati.
Uma das estratégias da Eletronuclear para manter a excelência operacional das usinas e a máxima segurança são as simulações de emergência. A empresa realiza diversos exercícios internos, além das duas simulações específicas de incêndio anuais e de exercícios gerais anuais que envolvem diversos órgãos de segurança. Estes, revezam anualmente entre os que possuem movimentação física e os que são apenas de estratégias de mesa.