06/22/2026 | News release | Distributed by Public on 06/22/2026 14:32
Notícias
Brasília/DF (22/06/2026) - O Ibama, por meio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), realizará, de 24 a 26 de junho, o 2º Simpósio Nacional sobre Gestão do Fogo (Sinafogo). O encontro ocorrerá no Auditório Paulo Nogueira Neto, na sede do Ibama, em Brasília, com transmissão ao vivo pela internet.
Com o tema "Ações estratégicas e articuladas para implementação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo", o evento reunirá representantes de órgãos públicos, instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil e comunidades locais para discutir os principais desafios da gestão do fogo no país.
A segunda edição do Sinafogo ocorre em um momento de consolidação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (PNMIF), instituída pela Lei nº 14.944/2024. A política busca fortalecer a articulação entre União, estados, municípios, sociedade civil e setor privado para reduzir a incidência e os danos causados por incêndios florestais, além de reconhecer o papel ecológico do fogo em determinados ecossistemas e valorizar saberes tradicionais.
A programação inclui palestras, mesas-redondas e painéis temáticos sobre governança, prevenção, monitoramento, combate aos incêndios florestais, meteorologia aplicada ao manejo integrado do fogo, impactos econômicos das políticas de MIF e experiências nacionais e internacionais. Também serão debatidos os avanços e desafios da implementação da PNMIF e do Sistema Nacional de Informações sobre Fogo, o Sisfogo.
Ao longo dos três dias, o evento terá ainda atividades permanentes, como a exposição fotográfica "Entre a chama e o cuidado" valorizando a participação das mulheres nas ações de manejo integrado do fogo, mostra de equipamentos de prevenção e combate aos incêndios florestais e ações da Ouvidoria Itinerante.
A expectativa é reunir cerca de 150 convidados, entre representantes do Ibama, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), de secretarias estaduais de meio ambiente, de corpos de bombeiros militares, de instituições que compõem o Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional Nacional (Ciman), de universidades e de organizações da sociedade civil. A primeira edição do Sinafogo foi realizada em julho de 2024 e marcou o início de um espaço bienal de diálogo sobre gestão do fogo no Brasil.
Serviço
Assista ao vivo pelo youtube do Ibama:
Assessoria de Comunicação Social do Ibama [email protected] 61 3316-1015