Samarco Mineração SA

06/22/2026 | Press release | Distributed by Public on 06/22/2026 14:56

Samarco alcança 95,2% de destinação sustentável de resíduos

Resultado é impulsionado por parcerias com cooperativas, reaproveitamento de materiais e ações de educação ambiental

A gestão de resíduos tem sido um dos pilares da estratégia de sustentabilidade da Samarco, que alcançou, em 2025, um índice de 95,2% de destinação sustentável dos resíduos gerados em suas operações nas unidades de Ubu, em Anchieta (ES), e Germano, em Mariana (MG). O resultado supera a meta de longo prazo estabelecida pela empresa, alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), voltado ao consumo e à produção responsáveis. 

Tomando como referência o ano de 2022, quando 55% dos resíduos eram destinados de forma sustentável, a Samarco definiu como meta atingir 95% de destinação ambientalmente adequada. Em 2025, o objetivo foi alcançado por meio de iniciativas voltadas à redução, reutilização, reciclagem e ao reaproveitamento de materiais. 

Entre as ações adotadas está o reaproveitamento do resíduo da construção civil, que é britado por empresa terceirizada e utilizado em pavimentação externa. Já a sucata metálica gerada em desmontagens de estruturas e manutenções retorna à cadeia produtiva como matéria-prima para a produção de aço e ferro-gusa. 

Para a analista de Meio Ambiente da Samarco, Mariana Costa, a empresa tem fortalecido sua atuação em economia circular: "Esse avanço é resultado de um trabalho integrado que envolve educação ambiental, melhoria de processos e parcerias com comunidades e cooperativas". 

Mesmo com o aumento do volume de resíduos gerados em função das obras de revitalização das usinas 1 e 2, em Ubu, e do Concentrador 1, em Germano, a empresa evitou o envio de 32,4 mil toneladas para disposição final em aterros, graças ao aumento do coprocessamento, da compostagem e da reciclagem. 

A analista de Meio Ambiente Ellen Oliveira ressalta a importância da classificação e da separação corretas dos resíduos na origem. "Isso é essencial para ampliar a reciclagem e o reaproveitamento. Por isso, o Programa de Educação Ambiental atua continuamente na conscientização de empregados e contratados", destaca. 

Além dos ganhos ambientais, as iniciativas promovem impacto social positivo. Em Anchieta, a Samarco mantém parceria com a Associação de Catadores de Anchieta (Unipran) para a destinação de resíduos recicláveis, como papel, plástico, vidro e embalagens longa vida. Entre janeiro e abril de 2026, 28 toneladas de materiais recicláveis foram encaminhadas à associação. 

"Nossa parceria com a Samarco fortalece a inclusão produtiva dos catadores, gera renda para as famílias e contribui para a redução de resíduos destinados aos aterros sanitários", afirma Josilene Matoso, analista ambiental da Manserv, empresa contratada pela Samarco para a gestão de resíduos em Ubu. 

Outro exemplo é o projeto desenvolvido com artesãs da comunidade de Mãe-Bá, em Anchieta (ES), que substituiu cordas plásticas utilizadas em sinalizações de segurança por cordas biodegradáveis produzidas com fibra de taboa, planta aquática típica da região. A iniciativa alia redução do consumo de plástico, valorização cultural e geração de renda local. 

Minas Gerais

Em Mariana (MG), as ações são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Proteção Animal (Semmads). Desde 2015, oficinas, feiras sustentáveis e atividades educativas são promovidas junto às escolas e comunidades. 

Para Carla Camillo, da Semmads, a parceria com a Samarco fortalece a conscientização ambiental da população e amplia o alcance das campanhas educativas sobre coleta seletiva, descarte correto de resíduos e preservação ambiental. "Essas ações ajudam a formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com práticas sustentáveis", afirma. 

As iniciativas já envolveram mais de 1,6 mil participantes em Mariana, incluindo estudantes, famílias e moradores. Entre os destaques estão oficinas, sessões de cinema ambiental, distribuição de mudas, campanhas educativas e o mascote da coleta seletiva, "Gente Boa", incorporado às ações de educação ambiental do município. 

Crédito: Nitro Histórias Visuais

Crédito: Nitro Histórias Visuais

Samarco Mineração SA published this content on June 22, 2026, and is solely responsible for the information contained herein. Distributed via Public Technologies (PUBT), unedited and unaltered, on June 22, 2026 at 20:56 UTC. If you believe the information included in the content is inaccurate or outdated and requires editing or removal, please contact us at [email protected]