06/26/2026 | Press release | Distributed by Public on 06/26/2026 15:18
O Samu Porto Alegre iniciou, nesta sexta-feira, 26, os testes com uma das primeiras unidades de terapia intensiva (UTI) móveis inteligentes do Brasil. A tecnologia foi apresentada em ato com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, e do diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição, Gilberto Barichello.
A iniciativa integra um projeto do Ministério da Saúde para qualificar o atendimento pré-hospitalar do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), utilizando recursos de telemedicina e monitoramento em tempo real para dar mais agilidade e precisão ao atendimento de pacientes em situações graves.
Com o novo sistema, as equipes das ambulâncias transmitem, em tempo real, informações clínicas do paciente para a Central de Regulação por meio de telemetria. Os médicos reguladores acompanham os dados em uma plataforma digital, realizam videochamadas com os profissionais em campo e auxiliam na tomada de decisão durante o atendimento.
A tecnologia permite que o hospital de referência seja acionado ainda durante o deslocamento da ambulância, possibilitando que a equipe hospitalar receba previamente as informações sobre o estado clínico do paciente e se prepare para o atendimento. A expectativa é reduzir o tempo entre o primeiro atendimento e o início do tratamento definitivo, contribuindo para melhores desfechos assistenciais.
Para o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, a inovação representa um avanço importante na qualificação da rede de urgência e emergência. "A tecnologia fortalece a integração entre as equipes do Samu, a Central de Regulação e os hospitais, permitindo decisões mais rápidas e maior segurança no atendimento aos pacientes. É um investimento que impacta diretamente a qualidade da assistência e pode salvar vidas", destacou.
Gilmar Martins