Prefeitura de Belo Horizonte

06/25/2026 | Press release | Distributed by Public on 06/25/2026 13:03

Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura lança em BH versão de estudo em português

A escolha de Belo Horizonte pelo Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para o lançamento da versão em português de estudo global sobre a transformação da alimentação e agricultura reforça o protagonismo da capital mineira nas políticas de segurança alimentar e nutricional. A cidade tem se destacado por iniciativas que integram diferentes áreas, como a parceria firmada entre a Belotur e a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) para o Arraial de Belô 2026.

O lançamento da FAO foi na manhã desta quinta-feira (25) durante o 4º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O estudo "Transformando a alimentação e a agricultura através de uma abordagem sistêmica" reúne evidências, políticas públicas, práticas exitosas e avanços científicos que demonstram como é possível planejar e implementar intervenções de forma integrada, considerando todas as etapas da cadeia, da produção ao consumo.

A abordagem sistêmica proposta pela FAO representa uma mudança na forma de conceber, planejar e implementar políticas e intervenções na área de alimentação e agricultura. Ela propõe uma visão integrada que conecta produção, distribuição, consumo e descarte de alimentos, levando em conta fatores econômicos, sociais, ambientais e de saúde.

O termo de cooperação assinado pela Belotur e SMSAN prevê ações que dialogam diretamente com a abordagem sistêmica defendida pela FAO: combate ao desperdício, aproveitamento integral dos alimentos, capacitação de profissionais, arrecadação de doações para o Banco de Alimentos e valorização da agricultura urbana, iniciativas que conectam produção, consumo, inclusão social e sustentabilidade.

O lançamento do estudo da FAO acontece em um momento em que o debate sobre segurança alimentar ganha cada vez mais relevância diante dos impactos das mudanças climáticas, da fome e da má nutrição, tema central do 4º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional - Abastecimento alimentar, emergência climática e fome.

Para a secretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Rodrigues Dias, mais do que uma diretriz técnica, a abordagem sistêmica proposta pela FAO nos lembra que não existem ações isoladas quando o assunto é garantir o prato de comida no dia a dia das famílias. "Belo Horizonte já caminha nessa direção, conectando turismo, gastronomia e políticas sociais, para que a segurança alimentar seja, de fato, um direito vivido e não apenas planejado".

O novo estudo da FAO é voltado para gestores públicos, pesquisadores, organizações da sociedade civil e profissionais da gastronomia, oferecendo ferramentas concretas para a adoção de políticas mais integradas e eficazes. A expectativa é de que as informações do documento possam contribuir para acelerar a transformação dos sistemas alimentares em todo o mundo, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

O Seminário será finalizado amanhã (26) com visitas técnicas aos principais equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional. Aberto na última quarta-feira (24) na sede da Prefeitura de Belo Horizonte, reúne gestores públicos, especialistas e representantes do setor gastronômico de várias cidades do mundo para debater os impactos da crise climática, o abastecimento alimentar e estratégias para garantir o direito humano à alimentação adequada.

Prefeitura de Belo Horizonte published this content on June 25, 2026, and is solely responsible for the information contained herein. Distributed via Public Technologies (PUBT), unedited and unaltered, on June 25, 2026 at 19:03 UTC. If you believe the information included in the content is inaccurate or outdated and requires editing or removal, please contact us at [email protected]