06/25/2026 | Press release | Distributed by Public on 06/25/2026 13:03
A escolha de Belo Horizonte pelo Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para o lançamento da versão em português de estudo global sobre a transformação da alimentação e agricultura reforça o protagonismo da capital mineira nas políticas de segurança alimentar e nutricional. A cidade tem se destacado por iniciativas que integram diferentes áreas, como a parceria firmada entre a Belotur e a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) para o Arraial de Belô 2026.
O lançamento da FAO foi na manhã desta quinta-feira (25) durante o 4º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O estudo "Transformando a alimentação e a agricultura através de uma abordagem sistêmica" reúne evidências, políticas públicas, práticas exitosas e avanços científicos que demonstram como é possível planejar e implementar intervenções de forma integrada, considerando todas as etapas da cadeia, da produção ao consumo.
A abordagem sistêmica proposta pela FAO representa uma mudança na forma de conceber, planejar e implementar políticas e intervenções na área de alimentação e agricultura. Ela propõe uma visão integrada que conecta produção, distribuição, consumo e descarte de alimentos, levando em conta fatores econômicos, sociais, ambientais e de saúde.
O termo de cooperação assinado pela Belotur e SMSAN prevê ações que dialogam diretamente com a abordagem sistêmica defendida pela FAO: combate ao desperdício, aproveitamento integral dos alimentos, capacitação de profissionais, arrecadação de doações para o Banco de Alimentos e valorização da agricultura urbana, iniciativas que conectam produção, consumo, inclusão social e sustentabilidade.
O lançamento do estudo da FAO acontece em um momento em que o debate sobre segurança alimentar ganha cada vez mais relevância diante dos impactos das mudanças climáticas, da fome e da má nutrição, tema central do 4º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional - Abastecimento alimentar, emergência climática e fome.
Para a secretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Rodrigues Dias, mais do que uma diretriz técnica, a abordagem sistêmica proposta pela FAO nos lembra que não existem ações isoladas quando o assunto é garantir o prato de comida no dia a dia das famílias. "Belo Horizonte já caminha nessa direção, conectando turismo, gastronomia e políticas sociais, para que a segurança alimentar seja, de fato, um direito vivido e não apenas planejado".
O novo estudo da FAO é voltado para gestores públicos, pesquisadores, organizações da sociedade civil e profissionais da gastronomia, oferecendo ferramentas concretas para a adoção de políticas mais integradas e eficazes. A expectativa é de que as informações do documento possam contribuir para acelerar a transformação dos sistemas alimentares em todo o mundo, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
O Seminário será finalizado amanhã (26) com visitas técnicas aos principais equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional. Aberto na última quarta-feira (24) na sede da Prefeitura de Belo Horizonte, reúne gestores públicos, especialistas e representantes do setor gastronômico de várias cidades do mundo para debater os impactos da crise climática, o abastecimento alimentar e estratégias para garantir o direito humano à alimentação adequada.